KINDLE DAY

01 dezembro 2016

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen



Resultado de imagem para meu malvado fav



HEEEEEEEY! <3 :)💚💜

Não, você não tá lendo errado. Isso mesmo, mais uma postagem no mesmo dia, pq sou boazinha hahahhahaa  



Mentira, é porque eu estou extremamente empolgada, e pretendo continuar assim, cheia de ideias e afins para popularizar esse site ou blog, como vc queira chamar.



Hoje comecei publicando e falando do meu primeiro livro, não o da vida, mas um dos meus favoritos, que foi Senhora, de José de Alencar, ( Se vc não viu esse post, desce rapidinho e dá uma lida, eu aconselho veementemente hahahaha), e eu li os comentários deixados, o que me motivou mais ainda em postar aqui.


Então, hoje vou postar mais sobre outro livro pelo qual tbm sou extremamente apaixonada, in love,e  o protagonista é o meu crush imaginário... ok, tbm me iludo demais né, mas nunca vou perder as esperanças de casar com ele... meu boy magia, a metade da minha laranja.... o Sr Fittzwilliam Darcy! 


Isso te lembra alguma coisa, cara criança que está lendo esse blog? Se você vir o gif abaixo, com certeza lembrará de que pessoa maravilhosa estou falando...



Resultado de imagem para orgulho e preconceito gifs


Ah.... esse sorriso maravilhoso... parte de um ser maravilhoso, pq admitamos, né, minha gente...
Se Você olhou para esses olhos cor d'água + esse sorriso colgate total 12 maravilhoso e pensou em Orgulho e Preconceito, parabéns, meu caro, você acertou!


Resultado de imagem para gifs de palmas



Então, né... o que falar do Sr Darcy, que eu conheço pouco mas já amo pakas? hahahaha, mentira, conheço há alguns anos, tipo, uns três ou quatro anos, quando li O&P pela primeira vez.

Pois bem, vamos falar de literatura estrangeira, o in love de muita gente, que eu sei, e porque não falar de literatura inglesa, começando pela rainha da coisa toda, tia JANE AUSTEN DIVA MARAVILHOSA RAINHA DO SÉCULO XIX?

Pois bem, na época da Jane, muito pouquíssimas mulheres escreviam livros, e ela, junto às irmãs Brontëe, ainda que não exatamente contemporâneas,ou talvez sim, foram grandes nomes da escrita inglesa da época e atual.


Para quem não sabe, Charlotte Brontëe escreveu um romance chamado Jane Eyre, e sua irmã, Emily, é conhecida mundialmente por escrever O Morro dos ventos uivantes ( Que lamentavelmente nunca li, mas inclui-lo-ei, repara na mesóclise kkkkkk, na minha listinha de livros q pretendo ler...)



Enfim, depois desse longo parágrafo explicando algo que falarei mais a frente nos próximos posts, vamos para o nosso querido Orgulho e Preconceito, da nossa rainha Mrs Jane Austen.

Mas antes de falar da criatura, vamos falar um pouquinho da criadora...




Jane Austen, Nasceu dia 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra. Filha do reverendo George Austen e de Cassandra Austen, foi a segunda mulher dentre sete irmãos. Quando completou oito anos, foi enviada a um internato – junto de sua irmã Cassandra, sua melhor amiga durante toda a vida – para receber a educação formal. Seu contato com os livros vem do acesso à biblioteca da família, permitido após a volta do colégio interno.


 ( Fonte: http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=818372)



Iria colocar mais algumas coisas, no entanto, temi que ficasse cansativo p os meus leitores, já que o foco aqui é o livro, e não sua autora, ainda que ela seja parte inprescindível para a existência dessa obra prima.

So, let's go!


Imagem relacionada


DADOS DO LIVRO:

Título: Orgulho e Preconceito ( Pride and Prejudice)
autora: Jane Austen
Ano de sua primeira publicação: 1813. embora tenha sido escrito ainda no finalzinho do século 18

Adaptações para filmes? Sim, a mais recente foi a de 2005, estrelada por Keira Knightley e Matthew Macfadyen

http://revistagalileu.globo.com/blogs/estante-galileu/noticia/2016/02/9-adaptacoes-de-orgulho-e-preconceito-que-voce-precisa-conhecer.html



No link acima, tem-se alguns filmes que indireta ou diretamente se tornaram adaptações para o cinema desse clássico da literatura.




Mas vamos parar de enrolation, e falar do livro, certo?



Resultado de imagem para gifs de sim



Então, meus caros, o romance se passa em meados do século 19, na pequena cidade/ condado de Hertfordshire, onde vive a família Bennet <3


Quando Jane escreve detalhando a Sra Bennet e o Sr Bennet, junto ás cinco filhas, percebe-se certa ironia misturada com uma leve crítica ás convenções sociais da época o que mostra que Jane Austen pensou muito além do seu tempo, mostrando uma sociedade inglesa centrada no papel do casamento, e o quão importante a questão era.



A história começa com a chegada de um jovem rico, e muito adequado aos "padrões" desejados pela senhora Bennet para suas filhas, e junto com esse jovem rapaz, vem seu amigo, Fitzwilliam Darcy, muito conhecido pela sua enorme arrogância, e logo no primeiro baile ( coisa mt comum á epoca tb) de apresentação do Sr Bingley e suas irmãs, Darcy passará a ser visto não apenas como um jovem arrogante, como também, ORGULHOSO. 



Já a família Bennet, era composta pelo pai, o Sr Bennet, sua esposa, onde Austen coloca uma pitada de criticidade ácida, e suas cinco filhas: Jane, Elizabeth, Catherine, Lygia e Mary.



Jane e Elisabeth, as duas mais velhas, são melhores amigas,e dividem entre si, os segredos que se esperavam de jovens damas como elas naquela época: Durante o baile de apresentação do Sr Bingley à sociedade de Hertfordshire, Jane Bennet se interessa pelo jovem, e o sentimento é mútuo, porém, até que os dois estejam realmente certos de que ambos se gostam, muitas águas rolarão hehehehe ( Quer saber mais? Pegue algum tempo de seu fds e comece a ler Orgulho e Preconceito, e só depois veja os filmes.. :)




E quanto a nossa Elisabeth Bennet? O que falar dela, hum?



Resultado de imagem para orgulho e preconceito GIFS



No filme, interpretada pela rainha do mundo, Keira knightley, Lizzy Bennet, é conhecida por ser uma jovem que fala o que pensa, além de ter um grave defeito, que é, julgar as pessoas pela primeira impressão delas, ou seja, nossa querida Lizzy é munida de grande traço PRECONCEITUOSO.

Agora você entende o título do livro, não é?

Austen critica, através das falas de Elizabeth, a questão do casamento e do papel da mulher naquela época, visto que Lizzy diferentemente das suas irmãs mais jovens, não tinha tanta pretensão a se casar... ou pelo menos até conhecer uma certa pessoa de sorriso colgate total 12 express hahahahahaha...


Então, a questão é que ao longo de todo o enredo, os caminhos de Elisabeth e Darcy vão se cruzar várias e várias vezes, e ele logo se encantará por ela... 
Resultado de imagem para orgulho e preconceito GIFS





Até a cena do gif acima, Lizzy já estará com uma impressão totalmente equivocada a respeito do pobre rapaz lindo dos olhos cor de água, levada não apenas por seu preconceito como tbm por alguns atos falhos de nosso querido lindmaravilhoso amordaminhavida Darcy.

Resumindo, no final ela acaba ´percebendo que esteve enganada todo esse tempo, e...

Tirem suas próprias conclusões hahahahahaha, quem não leu.


Eu realmente gostaria de falar, mas no, i can't do it. Preciso respeitar meuzamiguin que ainda não leram.
Nossa Jane Austen é a rainha do drama, e você lendo o livro, perceberá isso..


Só um breve spoiler...

Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.
Orgulho e PreconceitoUma das minhas frases favoritas, e é com ela que eu encerro esse post.Espero que vocês tenham gostado, e estou aberta a críticas e sugestões!Sigam, comentem e compartilhem, plisss!TCHAU AMORES! ATÉ O PRÓXIMO POST
Resultado de imagem para gifs de tchau tumblr


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Palavras da Lari - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Beatriz Carolina.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo