Pois é, migos, estou de volta haha, depois de uma semana agitada... Mas estou aqui, já com o tema do post de hoje na cabeça, depois de tanto pensar, hehehe.
Olá, meu povo! E aí, sentiram minha falta??
Se você pensa que escolher tema p blog é fácil, lamento te desiludir, migo, mas não é tão fácil assim, não. As vezes a gente tem um bloqueio tão grande que fica sem saber o que postar, e não pode ser qualquer coisa, pq ninguem quer ler qualquer coisa!
Pois é, e eu fiquei numa tremenda dúvida sobre o que realmente postar, e obviuamente incentivar a leitura nesse post.
Mas, olha só o que que acontece: EU Tenho estado tão empolgada com esse projeto, que as vezes paro só pra pensar no que postar.
Então, nesse FDS, eu olhando algumas coisas sobre a cidade de Maceió- AL, sim, eu tenho dessas curiosidades mesmo, hahahaha, E daí, eu descobri que lá tem um bairro chamado TRAPICHE.
E, migo, isso me fez lembrar de um dos livros brasileiros mais legais que já li, que é exatamente ele, CAPITÃES DA AREIA, do diviníssimo Jorge Amado.
e foi exatamente desse mero fato, que surgiu a ideia de fazer o post de hoje sobre o livro.
Então, vamos lá, né queridos?
Como eu já falei, Capitães da areia é um dos livros mais famosos de Jorge Amado, e foi escrito na década de 1930, aproximadamente, e é considerado um romance de cunho social, e faz parte da fase política que o escritor viveu.
Certo, mas o que porcarias Capitães da Areia tem a ver com o bairro de Maceió chamado Trapiche??
Ok, eu vou explicar, mas antes vou fazer um breve resumo da obra, que, sério, vocês PRECISAM ler hahahahaha
Então, vamos lá!
Como everybody sabe, Jorge Amado, o divo, é baiano, então todas as suas histórias, pelo menos as que eu tenho conhecimento, tem como cenário principal as ladeiras sinuosas de Salvador, ou de qualquer outro lugar da bahia.
E com capitães da areia não poderia ser diferente, não é mesmo?
A história gira em torno de alguns garotos com idades entre 9 e 16 anos, que são moradores de rua e vítimas ( ou não) da sociedade burguesa da época ( vale lembrar, meu povo, que Jorginhoooo, lindo maravilhosooooo, era adepto de ideias de esquerda, então n se espantem com o cunho social do livro).
Os personagens, eram em sua maioria adolescentes e crianças, moradores de rua, que sobreviviam ás custas de roubos ou bicos, e residiam em uma parte de salvador muito conhecida como o TRAPICHE ( NÃO A toa, eu ter lembradoo quando vi o bairro de maceió, né?)
E como sempre furtavam em grupo, ficaram conhecidos na Bahia como os Capitães da Areia, que tinham como líder, o jovem Pedro Bala.
O nome dos meninos:
- Pedro bala, o líder
-Sem Pernas, coxo de nascença, se eu n me engano
-Querido de Deus,
- João Grande
-Professor, o intelectual e sábio do grupo
- Gato, o malandro metido a pegador
- Dora, a garota que irá aparecer na história e terá grande papel no enredo
- Boa-Vida: O Malandro do grupo, junto com Gato
- Volta-Seca :se considerava afilhado de lampião, ainda mt presente na epoca
- Pirulito: Descobre a religião
O livro basicamente narra as peripécias dos jovens, vivendo numa condição que para Jorge era imposta pela negligência dos setores mais ricos.
Uma curiosidade: Durante o Estado Novo, a época ditatorial de Vargas, vários livros de Jorge amado foram queimados em praça pública ( Tal como acontecia na Alemanha nazista da época), incluindo esse, acusado de incentivar a pratica de ideias esquerdistas.
Então, gente, o enredo é bem bacana, você pode achar chato no começo, mas depois vai se envolver de uma maneira incrível.
ah, LEMBRANDO que temos personagens femininas no livro tb, principalmente Dora, a paixão de Pedro Bala, e Dalva, a prostituta que aparece com o gato.
Outra coisa, uma das características mais marcantes de Jorge Amado, independente da fase dele, é a Sensualidade e Erotismo feminino.
Óbvio que nesse não deixaria de ter, então já tõ avisando logo! Tem cena quente, com muito palavrão tbm, mas isso não tira a originalidade e qualidade do livro não!!
Então, migus, é isso!
Se você leu isso, e gostou, aproveita e lê o livro também!!
:)
Você vai gostar, eu tenho certeza!
AH, lembrando que tem o filme baseado no livro, caso queira ver, mas só dps de ler, hein migo??
Essa obra pode ajudar vc a passar em vestibular pq já vi sendo cobrada em alguns vestibas!!!
PRECISO REALMENTE IR, AGORA!
beijãoooooooooo no core
E até o próximo post!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário