
Bom dia meus amoresssss!!
e aqui estou eu, novamente, hehehe.
Como eu disse no post anterior, tenho muitas ocupações, então eu não prometo postar com tanta frequência assim.
Ainda estou me adaptando, e tentando me acostumar e criar um padrão para postar aqui, tipo, escolher um dia na semana e tal, além de organizar o blog e torná-lo mais a minha cara. Diminuí a letra, e essa é a consideravelmente melhor.
E aqui estou eu, escutando Taylor Swift e pensando na melhor maneira de começar a falar de um dos meus livros favoritos da vida. Aquele que toda apaixonada por romances deveria ler, e inclusive, por ser brasileiro deveria ler obrigatoriamente. Sem julgamentos, gente!
É que as vezes eu acho que o brasileiro dá muito mais valor á cultura do outro do que á própria, e olhe que em termos culturais, deixamos, por vezes muitos dos europeus e norte americanos no chinelo, viu?
Mas,tenho que lembrar de fazer um post exatamente sobre escritores brasileiros, continuando, gostaria de falar hoje, inaugurando o STLIVROS, um dos meus livros favoritos ever hahahaha ( já falei isso, não?)
E aqui estou eu, escutando Taylor Swift e pensando na melhor maneira de começar a falar de um dos meus livros favoritos da vida. Aquele que toda apaixonada por romances deveria ler, e inclusive, por ser brasileiro deveria ler obrigatoriamente. Sem julgamentos, gente!
É que as vezes eu acho que o brasileiro dá muito mais valor á cultura do outro do que á própria, e olhe que em termos culturais, deixamos, por vezes muitos dos europeus e norte americanos no chinelo, viu?
Mas,
Dados do livro:
Título: Senhora
Autor: José de Alencar ( O mesmo que escreveu O Guarani, Iracema, dentre tantos outros...)
Ano da primeira publicação: 1875
Características extras: É classificado, nos livros de Alencar, como um romance de núcleo urbano, visto que a história se passa em meados de mil oitocentos e alguma coisa no rio de Janeiro
Personagens principais: Aurélia Camargo e Fernando Seixas ( não vou colocar os outros, porque a trama se direciona para esses dois aí, então...)
Essa foi a edição que li, há algum tempo atrás. Curiosidade: Se tem uma coisa que eu não curto mt é reler livro, porque ler, se trata de descobrir coisas novas, no entanto, livros como esse, eu pude repetir a dose, duas, três vezes, em anos subsequentes.
Eu poderia muito bem pegar um resumo da internet, copiar e colar aqui, mas vou fazer o meu resumo mesmo.
AHHHHH, lembrei que tem o filme desse livro, mas é mt antigo, eu nunca assisti, mas poderia até tentar, além disso, teve uma novela, alguns anos atrás, acho que enre 2005 e 2006 da record, que é baseada nesse livro.
Se chama "Essas Mulheres", então fica a dica, tá?
Mas continuando, vou falar um pouco desse livro, e só pra avisar, eu sou fã de clássicos como esses. Me encantam, e eu me considero que nasci na época errada, heuheuhue.
Bem, vou parar de enrolar, e continuar nosso resuminho da história.
A história, como eu já disse, se passa numa Rio de Janeiro do século XIX, uma época de muitas transformações na estrutura política do país, já que alguns anos antes, Salvador tinha deixado de ser a capital brasileira e passado o bastão para o Rio.
Em uma região humilde da cidade, vivia uma família, constituída apenas pela mãe e pela filha, já que o marido e consequentemente pai da moça, tinha falecido anos antes.
Chamava-se Aurélia Camargo, a moça, filha de Emilia e Pedro Camargo, cujo pai não aceitava que ele tivesse se casado com uma mulher que não tinha bens, como Emília.
O romance faz uma breve volta ao passado de Emilia, mostrando desde o namoro, até o casamento dela com Pedro, e inclusive da gravidez dos filhos, um garoto e Aurélia, e o primeiro não vingou, já que morreu cedo.
Logo o narrador retoma ao presente, onde uma Aurélia pibre, cuidava com dificuldade de sua mãe doente.
Até o dia em que os caminhos de Aurélia e Seixas, ou fernando seixas, se cruzaram pela primeira vez.
O jovem, que passava por ali, viu a moça, que triste, estava encostada na janela de sua simples e humilde casa.
E aí, já sabe né?#Fernélia ou #AuSeixas ou enfim, qualquer outro shipp louco pro nosso casal, surgiu!!!
Porém, todavia, contudo, entretanto, acontece algo que faz com que Seixas que até então a visitava todos os dias, pare de o fazer ( dica, isso tem a ver com dinheiro, tirem suas conclusões hehe)
Daí, a tadinha da Aurélia entra numa bad, coitada, e fica pior ainda quando sua mãe falece, depois de uma severa doença.
Porém, como nem tudo na vida ocorre de maneira ruim, nossa Aurélia vai receber uma visita que vai mudar sua vida de uma maneira maravilhosa. Mas eu não vou falar, porque sou má hahahahaha

Vai ter uma passagem de tempo, e vamos ver nossa Aurélia, que tinha sido #largada, #abandonada, totalmente, RYKA, DIVA E PODEROSA. É aí q o Alencar entra com o que hoje chamamos de empoderamenti]o feminino, porque nossa garota mal tinha completos 18 anos, já tinha uma capacidade e eficiencia para negócios, apesar de ter um tutor. Essa foi a grande sacada de Alencar, e um grande avanço para uma época ainda permeada pelo machismo.

Por isso, meu povo, é importante ler esse homem!
Mas a história não acaba aí, já que Aurélia, a cara da riqueza, a rainha do milho, a ultima bolacha do pacote, a unica coca cola no deserto, vai dar um jeito de arranjar um casamento com... com quem?
E a partir daí, um show de patadas e humilhações vai permear a relação entre Aurélia e seu noivo, afinal, o casamento além de ter sido arranjado, foi comprado, SIM MEU POVO, Aurélia camargo comprou seu noivo, e sempre vai dar um jeito de humilhá-lo, e aí, meu bem, José de Alencar vai criticar uma sociedade de aparencias, uma vez que socialmente, ambos aparentavam ser um casal feliz, mas por debaixo dos panos, nos bastidores, o show de humilhações seguia, ainda que ela o amasse, e, sim, ele tambem a amava.
O desfecho do livro surpreende, e, obviamente, termina com Seixas recuperando sua liberdade e algo mais,
E aí, será que eles terminam juntos? Separados? hum?
Aí eu deixo a seu critério, caro/a leitor/a, estou apenas tentando incentivar a compartilhar essa leitura maravilhosa comigo.
E então, alguma aposta?
Gostou do livro? Quer ler? Dou meu total apoio!
E se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos,amigas, e crushes que gostem de um bom livro.
Afinal, coisa boa tem é de se compartilhar mesmo

Senhora é um livro muito a frente do seu tempo de lançamento e considero atemporal, as lições que um bom leitor pode tirar desse livro se aplicam até os dias de hoje. Eu também odeio reler livros, mas esse é um dos raros que merecem segundas e terceiras lidas com prazer ❤
ResponderExcluirMuito legal vc incentivar a leitura de clássicos👏👏, ja me falaram muito bem deste livro, principalmente nas aulas de literatura kkk mas nunca cheguei a ler !! Fiquei muito animado para ler.
ResponderExcluirMuito obrigada gente <3
ResponderExcluir